Como ser nomeado Perito Judicial pelo Juiz.

mala de perito criminal

Brasão de Justiça de SP

Para se tornar um Perito Judicial de sucesso, ou um Auxiliar da Justiça, não é necessário prestar concursos ou qualquer tipo de qualificação específica, cursos, etc., que oferecem na internet, simplesmente o profissional deve dominar o assunto e ter a acesso aos meios eletrônicos como computador, assinatura digital, etc.

Dependendo do assunto a ser tratado no processo é necessário que o profissional seja Habilitado e esteja vinculado ao seu órgão de classe, ou seja, que tenha o conhecimento específico estudado em escola reconhecida pelo MEC e esteja vinculado no conselho de classe como por exemplo o CREA. Mas não necessariamente quando tratado de assuntos que ainda não existem formações e/ou muito específicos como por exemplo se se tratar de um processo de pesca, ou algo que foge da realidade da região, ou falte tal profissional legalizado digamos. O intuito final é que o conhecimento da pessoa elimine as dúvidas de todas as partes imparcialmente, principalmente a do Juiz, para que o caso seja solucionado da melhor e mais justa possível.

O Perito Criminal geralmente é um profissional capacitado e concursado, pois precisa de alguns conhecimentos específicos na área e é vinculado à polícia civil, geralmente investigativa.

Os interessados devem se cadastrar no sistema judiciário como Perito especializado em determinada área e aguardar ser convocado pelo Juiz que é quem define o profissional a ser nomeado.



 

Confira também: Após 10 mais de anos da principal revisão, empresas ainda sequer atendem os requisitos administrativos da NR-12.

 

Fonte de imagem da capa: PEFOCE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá,
Como posso ajuda-lo?
X